Denuncie os Sonegadores

A Nota Fiscal Paulista, do ponto de vista do consumidor, é uma maneira de reaver parte do dinheiro gasto em impostos que são recolhidos pelos estabelecimentos que cobram pelo produto/serviço que você adquiriu. Do ponto de vista do governo, é uma maneira simples e inteligente de conseguir detectar sonegação de impostos, pois obriga a empresa que emitiu a Nota ou Cupom Fiscal, a pagar pelos impostos do produto/serviço comercializados.

Porém, pedir a NF Paulista é apenas uma parte do processo. No final de cada semestre, os pontos acumulados são somados e cada NF que você pediu para ser incluído seu CPF deve estar disponível para sua visualização, assim como o valor retido e resgatado do benefício. A empresa, após emitir a NF, pode muito bem não registrar o documento fiscal na Secretaria da Fazenda. Para evitar esse tipo de fraude, nada que um pequeno controle de nós, consumidores, não resolva o problema.

Para isso, basta manter uma planilha de NFs emitidas durante o semestre, com as seguintes informações: CNPJ da empresa, Nome do Estabelecimento (para lembrar), No. ou COD (que aparece no Cupom Fiscal, mais comum), Data da Compra e Valor.

Todos esses dados devem estar disponível no documento fiscal. É obrigação da empresa te dar uma cópia desse documento.

Com esse documento, basta registrar uma entrada na sua planilha de gastos. Quando terminar o semestre, basta bater os lançamentos dos estabelecimentos com seu próprio registro. Digamos que você peça sempre a NF Paulista em um restaurante onde você costuma almoçar, mas não encontra nenhum registro desse restaurante no seu extrato semestral. Alguma coisa está errada. Dessa forma, pelo próprio sistema, através de Reclamação, Registrar, é possível iniciar um inquérito para confirmar o que aconteceu com suas notas. Para preencher o formulário da reclamação, adivinha quais informações serão pedidas de você?

 

 

Parece coisa de gente chata, não? Talvez. Porém, imagine o tanto de dinheiro que não gastamos em impostos que nunca são revertidos para a população. Talvez muito mais do que ganhamos nos míseros pontos da NF Paulista.

Comments are closed.