Tudo Sobre Minha Mãe

December 31, 2011 in Home Video

Todo sobre mi madre. Espanha/França, 1999. Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar. Elenco: Cecilia Roth (Manuela), Marisa Paredes (Huma Rojo), Candela Peña (Nina), Antonia San Juan (Agrado), Penélope Cruz (Hermana Rosa).

A mulher como força absoluta na melhor forma de Almodóvar.

Tudo Sobre Minha Mãe é o exemplo perfeito sobre a que veio Almodóvar. Com uma sensibilidade ímpar para contar os dramas das mulheres, o diretor-roteirista emplaca uma história cheio de reviravoltas e sobre diversas mulheres e suas vidas, mas que gira principalmente em torno de Manuela (Cecilia Roth), uma enfermeira que é mãe de um filho de 18 anos que mantém um mistério acerca de seu pai, mas que possui em comum sua obsessão pelo enredo da peça Um Bonde Chamado Desejo, onde se identifica com Stella, uma personagem dominada e abusada pela figura masculina. Cenas da peça são mostradas conforme a narrativa do próprio filme avança, enriquecendo a história principal.

Curiosamente, Manuela é a mulher forte da trama, e é ela que faz tudo acontecer à sua volta, apesar dos infortúnios que passou. É com essa dualidade fraqueza/força que Almodóvar trabalha a psique das mulheres, acostumadas a serem dependentes da figura masculina, mas que aqui se suportam umas às outras. A belíssima fotografia e direção de arte, sempre evocando cores e luzes fortes, revela a essência feminina do projeto, onde mesmo os poucos elementos masculinos estão mascarados em pura feminilidade, o que consegue ao mesmo tempo que ironizar o conceito de dependência da mulher servir como desafio ao status quo levantado por elas mesmas.

O que importa mais no longa é que é fascinante acompanhar a história de cada uma das mulheres, a interação entre elas, a força que tiram umas das outras, e a consequente fraqueza e impotência dos homens em volta, onde até o órgão genital masculino é diminuído e ridicularizado. Um excelente exemplo do cinema autoral de Almodóvar, mas que ao mesmo tempo levanta questões seculares em formato contemporâneo.