Quero Ser John Malkovich

January 1, 2012 in Home Video

Begin John Malkovich. EUA, 1999. Direção: Spike Jonze. Roteiro: Charlie Kaufman. Elenco: John Cusack (Craig Schwartz), Cameron Diaz (Lotte Schwartz), Catherine Keener (Maxine Lund), John Malkovich (John Horatio Malkovich), Orson Bean (Dr. Lester).

A genialidade de um roteiro super-original.

Usando como pano de fundo o universo de um titereiro e explodindo esse tema para o mundo real, Quero Ser John Malkovich não só consegue ser um filme completamente original pelas suas… inusitadas ideias (como o andar 7 e 1/2), como ainda consegue uni-las de maneira orgânica, sendo que a originalidade não é gratuita e possui sempre um significado dentro do universo onde a história se passa.

Mais inacreditável, porém, é que os conceitos cabem como uma luva em seus personagens, cujos conflitos são introduzidos de maneira simplista, que é exatamente a forma como o roteiro os encara. Aliás, não só o roteiro, como todo o trabalho de arte, notadamente a maquiagem, se esforça para apresentar as pessoas como verdadeiros títeres de carne-e-osso, vazios por dentro e toscos por fora. Quando isso fica claro para o espectador, o que ocorre depois da descoberta do portal que leva a pessoa para a consciência de John Malkovich, por mais absurda que seja a premissa, soa natural para aqueles personagens.

O roteiro de Charlie Kaufman é tão original que toda cena é empolgante por trazer algo nunca visto no Cinema. Apenas por isso, já mereceria constar na lista de filmes a se ver e estudar.