ToDoList

Vou aproveitar que o recente blogue do meu amigo resolveu falar um pouco sobre administração de tempo e citar a ferramenta que venho utilizando há quase um ano para tentar organizar minhas idéias, minhas tarefas e minha vida. Assim como o Kabloc, eu estava em sérias dificuldades para tentar fazer e organizar todas as coisas que eu tinha em mente. Ainda continuo com dificuldades para fazer, mas o mais importante é que agora eu tenho um roadmap de para onde eu quero ir.

ToDoList, ou “o aplicativo mais atualizado do Code Project”

Eu sempre ouvi falar nesse programa desde que freqüento o The Code Project, um sítio onde programadores publicam seus minicódigos para serem aproveitados (e avaliados) por toda a comunidade. Possuo algumas pequenas contribuições por lá.

O fato é que por preguiça de testar e pelo seu screenshot inicial, me pareceu um programa demasiado complexo e pesado. Por isso passei vários anos sem sequer baixá-lo.

No entanto, houve um momento em minha vida em que eu precisava definitivamente reunir e organizar todas as minhas idéias e atividades para conseguir concluí-las, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Houve então uma pequena pesquisa de minha parte de programas que fizessem o que eu precisava. Foi aí que eu baixei e testei o ToDoList, um programa pequeno, portátil (posso levar em meu PenDrive) e muito flexível. Eis abaixo o screenshot original do artigo do Code Project:

Screenshot do ToDoList no Code Project

Bem, me parecia mais do que eu precisava. No entanto ele é flexível, e suas colunas podem ser configuradas da maneira que lhe aprouver. Abaixo um screenshot de como utilizo o ToDoList:

ToDoList screenshot

Entre algumas coisas legais que gosto nesse programa que me fizeram ficar com ele, consigo me lembrar da seguinte lista:

  • Posso levar onde quiser e salvar minhas configurações em um arquivo ini.
  • Ele fica na área de notificação e posso ativá-lo com um atalho global.
  • Ele conta o tempo de uma tarefa se você quiser.
  • Ele exporta as listas em formatos como Excel, HTML e texto puro.
  • Ele é pequeno e não precisa de instalação.
  • O código-fonte é disponível e está sempre sendo atualizado.
  • Posso salvar minhas listas em XML (padrão) ou encriptado.
  • Pode ser estendido por meio de plugins.

Agora um pouco sobre organização

Bem, ele sozinho não resolveu meus problemas. Assim como o Kabloc disse, é você, e unicamente você, o responsável por organizar a sua agenda. E eu tive que passar muito tempo junto da minha para conseguir encontrar a maneira ideal para eu trabalhar. Cada um tem a sua.

Há um tempo atrás não acreditava muito em idéias, mas a partir de um dado momento um outro amigo meu conseguiu me convencer que idéias são os verdadeiros motores do mundo, e um mundo sem idéias seria um mundo de fazedores de coisas sem cabeça. Não adianta ser muito bom no que se faz se não se pensa no que se faz. Essa é um boa razão para explicar por que boas idéias permanecem para sempre, mesmo que seus criadores já tenham morrido há muito tempo.

Por esse motivo que uso o ToDoList para catalogar e listar todas as idéias que tenho sobre o que pretendo fazer. Como você deve adivinhar, a lista nunca acaba e só tende a crescer. Mas tudo bem, o objetivo não é acabar, mas sim não perder a idéia que se teve, pois ela aos poucos pode ser extendida e aprimorada no próprio ToDoList, até chegar a hora de implementar. Quando for a hora de botar a mão na massa muito dos problemas já foi pensado e analisado naqueles momentos de divagação no banheiro, no ônibus, ou na sala de aula. Os momentos mais frutíferos, aliás.

Porém, é claro que catalogar tudo também não é tudo. É preciso agir. Por esse motivo costumo dividir minhas tarefas em duas listas (fora a da empresa onde trabalho): Curto Prazo e Longo Prazo. As tarefas no curto prazo são as mais imediatas, e representam as coisas que devo fazer antes da semana, do mês ou do ano acabar. Geralmente dou uma olhada diária nessa lista. As de longo prazo não são menos importantes, mas possuem um tempo de finalização mais longo, ou porque não são interessantes atualmente, ou porque fazem parte do meu projeto de vida, algo que se deve pensar mais e agir aos poucos. Costumo dar uma olhada semanal nessa lista.

Enfim, cada pessoa tem sua maneira de encarar problemas, catalogar idéias e fazer acontecer. Essa ferramenta, na minha opinião, pode ajudar. Recomendo também dar uma olhada nos sítios recomendados pelo Kabloc. Aliás, agora que ele está de sítio novo, espero que ele consiga tempo para mantê-lo e seguir seus próprios conselhos =).

Para continuar divagando

464 Visitas no Total 1 Visitas Hoje