Quando era um newbie (e um wanna-be) gostava de ler o "Real Programmers Don't Use Pascal", um texto humorístico que mais me influenciou e encorajou a caminho da iluminação C/C++ do que o livro de K&R. A partir dele, supunha eu, ser um "programador de verdade" era ser tudo. Ser um Quiche Eater (Comedor de Torta) não era nada. Programadores de verdade é que resolvem os problemas de verdade! Quiche Eaters são os losers que estudam os conceitos acadêmicos da ciência da computação e nunca fazem um maldito programa que preste (conhece alguém assim?).
Piadas à parte, para mim o humor do texto ainda pode ser aproveitado por aqueles que já se acham muito bons e acreditam não terem mais como crescer profissionalmente. Quando meu ego infla demais, ainda me lembro que enquanto programo com APIs de brincadeirinha e um sistema operacional que é uma piada tem gente projetando uma nave que vai sair da órbita do Sistema Solar!
Por outro lado, muitas pessoas recém-saídas da faculdade de computação ainda acham programação uma matéria difícil. Esse texto nos lembra que difícil era a vida 20, 40, 70 anos atrás, quando engenheiros e programadores eram a mesma pessoa, e quando se você não soubesse o que estava fazendo colocaria projetos de milhões em risco.
Por consequência, o programador de verdade vive no passado. E ele sempre se valoriza frente ao povão jovem, porque ele sabe resolver aquele problema de tela azul que mais ninguém sabe. E como eu costumo dizer, parafraseando uma figura ilustre da televisão brasileira, quem tem medo de abrir o Visual Studio e em vez disso fica projetando eternamente o software não vai muito longe: "quem sabe faz na hora!".
Aqui segue um breve resumo do texto original adaptado para os tempos atuais e com a minha visão preconceituosa de pensar sobre o assunto. Se quiser, use sua parte politicamente correta da mente e critique à vontade!
Linguagens. Lembre-se: inventar que você precisa de mais linguagens/recursos para fazer seu trabalho é lembrar que você é incompetente o suficiente para inventar esse tipo de desculpinha. Você é daqueles que diz "cada problema tem sua ferramenta específica" ou algo do tipo. Ou seja, um programador politicamente correto e ineficiente. Não vê que tudo o que você precisa está na linguagem C. Se não estiver, então está no assembly. Se não estiver nem no C nem no assembly não vale a pena ser pensado a respeito.
Programação Estruturada. É o primeiro e último paradigma a ser aplicado. Afinal de contas, Orientação a Objetos é mais uma desculpinha para não programar. São abstrações e mais abstrações para inventar que, uma vez que você é um peso morto que não consegue resolver um problema com funções e variáveis, precisa de classes, herança, templates e outras tranqueiras que vão transformar seu código simples e reto em uma cornucópia mágica que só vai impressionar os outros pela inutilidade e complexidade da solução!
Estrutura de dados. Outro ótimo conceito para enganar a si mesmo. Hoje são muitos os que se escravizam nos leiautes SQL e classes estranhas de frameworks estranhos que fazem todo o trabalho. Todos sabemos que a única estrutura realmente útil de saber é o array. O resto são variantes do mesmo tema: filas e pilhas.
Sistema operacional. Mac e Windows são brinquedinhos e Linux é um vídeo-game que dá mais trabalho de configurar do que de jogar. O programador de verdade usa algo como mainframes ou qualquer outro sistema operacional beta, que são bem esquisitos de mexer e que podem fazer um verdadeiro estrago nas mãos de quem não tiver lido TODO o manual. E saber todos os bugs conhecidos e importantes do kernel e sua localização de cor na hora de bootar é vital.
Ferramentas. Se você depende de uma IDE que tem Code Completion e outros penduricalhos do tipo, ou depende de algum outro editor seu favorito com seus 17459 plugins instalados, então você não é um programador de verdade. um programador de verdade usa o que tiver à mão na hora que precisar, seja um notepad, um hexdump ou até mesmo alguns beeps. A ferramenta não é limite para quem sabe programar de verdade.
Depuração. Vai dizer que precisa do código-fonte para depurar? Então você não faz a mínima ideia do que o programa faz. Apenas algumas olhadas na call stack e nos registradores podem fazer um programador de verdade solucionar um bug que os comedores de torta não conseguiriam depois de analisar aqueles gráficos UML com caixinhas dentro e casos de uso por meses a fio.
O Trabalho de programadores de verdade com certeza não é fazer programinhas que acessam basezinhas de SQL com opção de consulta e cadastro. Nem são aqueles saitezinhos com PHP/Apache, scripts e mais scripts. Não, senhor. São programas que lidam com o Sistema Operacional de uma forma mais íntima (criptografia de HD, drivers de File System, serviços de comunicação crítica, etc), ou são programas que fazem algo de verdadeiramente útil (compiladores, o próprio sistema operacional). Ou tavez que mexam diretamente com hardware (microcontroladores complexos, robôs, naves, aparelhagem médica, etc).
A Diversão de todo programador de verdade é conversar com os amigos (sobre programação), ler alguma coisa (sobre programação) e assistir filmes inteligentes (sobre programação ou pessoas que fizeram algum tipo de desafio intelectual "na marra"). Existe algo mais divertido que isso?
E, por fim, em seu Habitat Natural, poderemos encontrar páginas de código assembly espalhadas em volta da mesa, um computador travado por uma depuração remota de kernel por cabo serial, algumas anotações em hexa em um pedaço de papel, algumas dezenas de páginas abertas no navegador sobre comportamento das funções BIOS em HDs SATA com mais de 500 GB trabalhando em RAID4, café, salgadinhos, manchas no carpete. Quando não há nada para fazer, o ambiente está arrumadíssimo e não se nota a presença de programadores de verdade à vista.
E o Futuro do programador de verdade? Bom, a linguagem C pode até estar morrendo. Mas, e daí? Essa tal de C++ ainda suporta ponteiros. O resto das abstrações afeminadas como classes e herança podem ser totalmente ignoradas. O básico sempre existirá. Esqueça as versões com herança múltipla e o enigmático concepts. Seja homem!
O fato é que, independente de quanto mais o mundo se tornar "gerenciado" por trás de frameworks e programadores que preferem "fazer projetos" atrás de seus pacotes de escritório e casos de uso, quando algum problema pipocar, algum bug tenebroso ameaçar a vida útil de um projeto, um programador de verdade estará lá para salvar o dia, pois só um programador de verdade sabe fazer o seu trabalho. E bem feito.
PS: Na verdade, me lembrei. Eu peguei esse cacoete de falar "quem sabe faz na hora" do meu amigo Thiago. Ele também dizia "se vira nos 30!". Bom, se eu citar todas as frases brilhantes que ele usava quando trabalhávamos juntos o texto vai ficar bem longo =)

June 18th, 2009 at 8:51 am
Caloni,
Sinceramente ?
- Tem toda a razão !.
Sou programador Java a uns 05 anos e Python a uns 1,5 anos e adivinha em qual me da realmente prazer em programar ?
E ainda te digo mais:
- Programador de verdade é preguiçoso.
Parabéns pelo post e pelo excelente blog.
June 18th, 2009 at 10:23 am
Blá Blá Blá
June 18th, 2009 at 11:22 am
Referência inevitável: http://xkcd.com/378/
June 18th, 2009 at 12:45 pm
Concordo, abaixo a produtividade...
Não sei nem pra que SO, pra mim o cara tem que desenvolver o SO dependendo do necessidade....
June 18th, 2009 at 1:24 pm
Grande, DQ!
Pensei em citar essa tirinha, mas esqueci na hora. Ela é perfeito Valeu!
[]s
June 18th, 2009 at 3:19 pm
KKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O melhor é programar em Assembler!
C é fichinha!
sem noção... vai fazer um sistema comercial em C...
June 18th, 2009 at 5:07 pm
Caracas... eu programo em C com o Vim, mas uso autocompletar e dezenas de scripts que facilitam minha vida!
Será que ainda há esperança para mim mestre?
June 18th, 2009 at 6:10 pm
Esse texto é tão caricato que só pode ser humorístico.
June 18th, 2009 at 7:42 pm
Programadores de verdade usam borboletas!
E tenho dito!
June 19th, 2009 at 8:43 am
Por que será que eu tive a impressão que esse seria o artigo mais comentado do saite? =P
Leandro, esqueci da parte do preguiçoso. Mas concordo.
Larissa, sistemas comerciais NÃO são feitos por programadores de verdade
Márcio, Vim rulez. Continue assim até na fase da borboleta. Eu estou na fase do poder da mente =)
[]s
June 19th, 2009 at 8:45 am
PS: Espero que os Javeiros leitores não tenham se ofendido com essa citação no título. Minha intenção foi tão somente colocar uma linguagem de programação dos tempos atuais que possui ao mesmo tempo senso academicamente correto e seja usado em programas comerciais. Pascal está morto. Acredito que Java foi a escolha óbvia, pois todos defendem Java. E com razão, pois ele defende milhares de empregos
[]s
June 24th, 2009 at 3:06 am
Nossa... o q dizer do VB6 e .Net então...
Acho que isso tudo aí so comprova parte do comment que eu coloquei nesse post (admitindo descaradamente que sou/fui do VB6 - e já que é pra queimar o filme todo de uma vez, admito logo que estou me "apro-afundando" em C#)...
:X
June 24th, 2009 at 9:21 am
Vixi! Já só preguiçoso! E essa porra de Pascal que paga meu salarioziho de merda. Por isso, eu vou pescar, contar carneirinho mas lendo um cezinho! Sempre.... preciso sair desse poço antes que ele encha de água!
Grande Caloni! CAMARADA!
June 27th, 2009 at 11:45 am
Ótimo.
Vamos voltar e utilizar Carroças em vez de Carro. Errei, muito fácil carroça, vamos utilizar Cavalos.
June 27th, 2009 at 12:21 pm
Triste...
Já vi muitos "programadores de verdade" perderem o emprego, e muitos outros perderão se insistirem viver na idade da pedra... hehehehe
Gostei do texto, ele é uma piada inteligente.
June 28th, 2009 at 3:58 pm
@"Fábio" && "Fill",
É, fato: assim como os senhores, existem muitos outros, que se julgam "programadores". Acreditam que o que fazem e "sabem" é lei...
Mas lhes garanto que os empregos de ambos também não durarão muito.
É por causa de indivíduos tais como os senhores, que o setor de TI no Brasil anda tão distorcido e "prostituído". Devemos isso a vocês... essa foi a sua "contribuição" (se é que podemos chamá-la assim).
A propósito, algum dos senhores teria algo mais concreto e com procedente a dizer, ou seus comentários limitar-se-ão a galhofas e frases prosaicas?
Me espanta terem conseguido postar aqui... o nível intelectual dos cavalheiros permitiu acertarem a continha?? Meus parabéns!
June 29th, 2009 at 3:00 pm
Programar em C? Em Assembly??
Tudo coisa de boiola! Programador de verdade programa só com 0's e 1's. E se estiver com raiva, usa só 1's.
Eu sou programador de verdade. Uma vez fiz um sistema operacional com interface 3d usando apenas um editor binário, uma solda, 3 resistores, 2 interruptores, um clip de papel e um chiclete mastigado.
Faz melhor, programador de C?
rsrsrsrs
June 29th, 2009 at 5:46 pm
Lógico que faço. Apenas a força da mente =)
[]s
June 29th, 2009 at 11:12 pm
@Josenaldo:
McGyver!!
June 30th, 2009 at 9:45 am
Poxa!
Quer dizer que não programo nada, pois sou programado PHP, quer dizer, nem sei se posso dizer programado, porém meu campo é mais para internet, programação de sistemas voltados para web.
Ja que sou mais para internet, então que linguagem seria mais viavel para mim, que programo para web ?
June 30th, 2009 at 12:02 pm
Eloquência disfarça ignorancia! tsc tsc...
June 30th, 2009 at 12:57 pm
Olá, Igo.
Programa para web? Então, nesse caso, qualquer linguagem, considerando que programar para a web nunca te fará um programador de verdade =)
[]s
June 30th, 2009 at 7:13 pm
Dá pra programar para web com C + CGI
July 1st, 2009 at 10:29 am
Æ!!
auehuaehuaehuaehuahae
Da hora o artigo! Curti o seu site feito em C! =)
Programadores de verdade não usam windows.
Há braços
July 9th, 2009 at 2:50 am
Não perceberam rapazes? Que seu Caloni esta morrendo de inveja do moleque de 12 anos, neto de Dona Maria, que faz "sisteminhas" comerciais com "visuais basicos" a um precinho bem baratinho para Seu Zé da padarai da esquina
Ahauahuahuahauhauh!
July 9th, 2009 at 2:51 am
*Padaria =D
July 10th, 2009 at 3:22 pm
Deixa eu ver se eu entendi, o programador de verdade então nào deve usar libs e nenhum recurso pronto? Porra, eu prefiro ser um programador de mentira, assim eu desenvolvo as paradas mais rapidamente, isso é conversa fiada de entusiasta, um dia ele acaba descobrindo que o que é necessário nem sempre é o que vc acha que gosta....
July 10th, 2009 at 3:30 pm
só conversa fiada e ainda diz que força a mente coisa de quem não tem oque fazer mesmo, quem trabalha não tem tempo a perder ( ou seja ser programador de veradde)aff
July 10th, 2009 at 7:11 pm
Eu não sei vocês, mas eu estou adorando esse comentários de navegantes ocasionais =)
[]s
July 13th, 2009 at 11:17 am
WC, parabéns pelo texto. Ficou muito inteligente a piada.
E o mais legal são os comentários de quem não entendeu que é piada e quer comprar briga, hehehehhehe.
PS: Eu não sou prog. de verdade já q programo com Word
July 14th, 2009 at 5:11 pm
Ótima tática para atrair leitores, sério mto boa.
Rendeu alguns minutos de risos.
O foda mesmo é quem fábrica o seu próprio hardware e desenvolve o seu próprio SO, com sua própria linguagem de programação para seu único e próprio fim.
July 24th, 2009 at 4:22 pm
Hum!
Pootz, eu desevoluí então. Porra comecei com Hexadecimal para INTEL 8051 Family, fui para o Assembly for Intel 8051, depois para o C e depois para C++, PHP, JAVA, .NET, Pyhton, Ruby, JavaScript.
Porra fiz tudo errado, tudo as aversas. Vim aqui atraás de informação de como configurar um projeto do GCC do Visual C++ e descobri que agora devo procurar outro curso de graduação tipo Educação Física.
Porra minha inciação científica que é em C talvez seja a unica coisa que me deixe terminar o curso de Ciências da Computação.
Bem pelo menos eu ri muitto com os comentários.
July 28th, 2009 at 4:36 pm
Existem inúmeras tecnologias hoje disponíveis para desenvolvimento de softwares, todos que programam em linguagens de alto nível tem que aceitar que essas benditas ferramentas foram feitas com recursos de baixo ou baixíssimo nível e por programadores de verdade, programar de verdade é resolver problema é criar algo,, mas programar de verdade nao necessariamente vai fazer alguém rico !!!! imagine se todos os programadores fossem de verdade,, e se todos quisessem apenas desenvolver algo parecido com o oracle? nao ia ter programador de mentira pra fazer os sistemas comerciais,, sistemas que se conectam com basesinhas de dadosinhos,,,, como ia ficar os negócios nas empresas?? e pra que ia servir os programas dos programadores de verdade se nao existissem os programadores de mentira???? quem ia usá-los???
grande abraço
excelente artigo!!!!! hahahaha obs: ( I LOVE C )
July 28th, 2009 at 8:18 pm
Pelo menos programadores de Java, são mais charmosos e fazem mais sucesso com as gatinhas. =P
July 29th, 2009 at 8:58 am
Olá, Sr. Coiso.
Programar nunca vai fazer alguém rico, de mentira ou de verdade. O que faz alguém rico é um bom negócio =)
[]s
July 29th, 2009 at 9:27 am
Olá Sr Wanderley Caloni,,
Bons negócios não fazem ninguém rico, o que faz dinheiro é ESTRATÉGIA,, e digo mais, vc tem razão,, se programar de verdade ou de mentira tornase alguém rico,, LInus TOrvalds e seus colaboradores,, Dennis Ritchie e Ken Thompson,, todos esses caras seriam muuuito ricos hoje,, pq será mesmo que o cara q liderou por tantos anos o título de mais rico do mundo era um presidente/ fundador de uma empresa de software??
o que ele tem que todos esses outros caras não tiveram???
{}s;
July 30th, 2009 at 8:17 am
Olá, Sr. Coiso.
Com certeza estratégia é importante. Outras coisas também são importantes (sorte, dinheiro, boas ideias, atitude...), mas a causa de alguém conseguir acumular muito dinheiro ao longo da vida é ter feito um ou mais negócios incríveis. Não teria sido a venda do MS-DOS para a IBM um dos melhores negócios que o tal presidente/fundador da empresa de software fez em sua vida?
Mas enfim, acho que esse tema parece estar fugindo um pouco do escopo do artigo e do blogue. Talvez eu deva iniciar outro blogue a respeito =)
[]s
July 30th, 2009 at 9:04 am
Sim, desculpe, já estou caindo fora do seu blog, Abçs Caloni ;}
July 30th, 2009 at 1:54 pm
Tenho certeza que C está longe de morrer, mas é interessante seu ponto de vista; no entanto duvido que um profissional que trabalhe com programação em sistemas embarcados seja melhor do que alguém que trabalhe também programando em outro nicho. Você pode falar de pré-requisitos, mas isto é outra coisa.
Um bom programador web consegue lidar com coisas que um de embarcado jamais imaginaria, e vice-versa. Razoavelmente, podemos dizer que são coisas até certo ponto completamente diferentes.
Acredito que um bom programador não dependa nem de computador, apenas de seus conceitos.
July 30th, 2009 at 8:50 pm
Olá, Lucas.
O meu ponto de vista atual é: "quando for fazer mais um artigo-paródia, deixe isso bem mais claro para a plateia que estiver ouvindo". =)
[]s
August 4th, 2009 at 9:59 pm
Hahahaha!
Sou novo por aqui, não conhecia o Caloni. Mas gostei dos artigos e pelo jeito vou voltar muitas vezes nesta URL. Parabéns pelo conteúdo divertido e didático.
Obs: encontrei o site procurando como portar o meu amado Houaiss para outras plataformas.
Ah, e sobre Java ou C, fico com os dois. Gostaria de ter know-how para conseguir fazer tudo com C/C++, mas isso não é nada fácil. O jeito é tentar aprender um pouco com quem entende! ;o)
[]'s
September 4th, 2009 at 10:07 am
Excelente artigo! Mas tome cuidado, depois que Java se tornou religião, é pecado Citá-lo em paródias. heheh
Abraços
September 4th, 2009 at 2:47 pm
Se não existissem essas tecnologias (IDE, JAVA, PHP, etc etc).
Você não estaria aqui escrevendo bobagens, perderia mais tempo procurando estudar em vez de escrever lixo acreditando que isso possa ser chamado de serviço... !!!
Até porque, a sua linguagem de programação de verdade não lhe permite fazer compras online, não lhe permite pagar contas no banco, não permite escrever asneiras na web também...
então volta pro anonimato, e vai andar de cavalo.
September 4th, 2009 at 3:36 pm
Todo programador de verdade não se apega a linguagem alguma e nem escreve lixos como este! Este artigo tem coisas a se aproveitar por mais que sejam mínimas. Um programador de verdade não diz que a linguagem X é melhor que Y, que X é a solução pra tudo, que X é o futuro...
Não existe linguagem alguma que resolva tudo. O que existe são linguagens que em conjunto com tecnologias, metodologias etc, podem ou não solucionar o problema. Programo em Java a vários anos mas não coloco minha mão no fogo por isso de maneira nenhuma! Sei que Java tem suas limitações assim como C ou qualquer outra linguagem. Não estou aqui para defender Java(e meu emprego independe disso) mas você está defendendo C.
September 4th, 2009 at 3:37 pm
Gostei do artigo, show de bola, mas confesso que não sei oque é melhor, ler o artigo ou ler os comentários de caras que não entenderam o artigo. hauehauehauheuahe
September 8th, 2009 at 9:06 am
Olá, Marcelo.
Acho que também tenho essa dúvida =)
Apenas complementando (com sua licença) os dois comentários anteriores ao seu:
- Apesar de ser humorístico, uma das consequências foi assistir à reação das pessoas que vivem repetindo a mesma asneira de sempre sem sequer pensar a respeito: "cada ferramenta para cada problema, nenhuma linguagem é perfeita, blá blá e blá". É muito engraçado afirmar o contrário e vê-las defendendo coisas que muito provavelmente nem conhecem direito. Ao menos meu texto já escancara de imediato a tremenda ignorância do autor.
- Ao ler atentamente o texto veremos que ele de forma alguma defende a linguagem C em detrimento de outras. Ele imagina ser C (ou assembly) a única linguagem digna de ser usada. Só isso. O resto (incluindo Java, apenas citado brevemente no título do texto) é apenas o resto. Por que tentar ser politicamente correto em um texto de humor quando se pode cutucar os javeiros de religião?
- Ah, um outro objetivo foi ver quantos me achariam no google procurando por esse tipo de conteúdo. É lógico que estava procurando porque estava afim de ver briga. Ninguém é inocente nessa história (talvez apenas eu e meus leitores mais sensatos). Infelizmente não coloquei um aviso inicial que esse texto é humorístico e não deve ser levado a sério.
Última nota: não sei se as pessoas perceberam os comentário discretos, mas esse texto foi e sempre será assumidamente humorístico.
Anotado? =)
[]s
September 14th, 2009 at 11:48 am
Cara, vc falou palavras que expressam o que os programadores que só programam em java pra ganhar dinheiro, mas que na verdade gostam mesmo de C sentem.
Parabéns, continue assim,
O que é bom de verdade nunca morre, pode até trocar de roupa, mas não morre
October 4th, 2009 at 7:52 pm
Caloni gostei muito do seu site, entrei procurando por uma ajuda em meu humilde mundo de "um dia vou fazer um programinha", mais eu ja sei que nesse mundo, que eu erroneamente julgava ser de pessoas intelectuais, estão pessoas que não sabem diferenciar "nada", perto de vcs eu não sou nada mais chego la, otimo site. detalhe ri muito com as patifarias do povo.
October 6th, 2009 at 8:46 am
Olá, Bruno.
Fico feliz que tenha gostado. E é claro que um dia você vai fazer um programinha e muitos ótimos programas em seguida. É só gostar dessa arte e continuar tentando =)
[]s
October 6th, 2009 at 2:38 pm
hehehe...
sempre fui prostituto em programação, deu dinheiro... eu estou lá. minha casa, carro, barco, fazenda e outras coisinhas sempre chegaram de “pernas abertas”. mas minha última de nsbasic/palm para programinhas de pizzarias foi foda até para mim. sou um grande mentiroso e um invejoso ainda maior desses grandes programadores de verdade. mestre... liberte este mentiroso do pecado.
October 20th, 2009 at 8:35 am
Pessoal,
a maioria aqui não entendeu a mensagem. O autor do texto não quer dizer que um programador deva usar apenas C, programação estruturada, e usar apenas a tela preta do linux como interface.
Ele quer dizer apenas que um programador de verdade deve ser capaz de fazer isso. É claro que depois de um tempo, o fator produtividade conta muito.
Gostei muito do texto, apesar de ser um pouco agressivo para os mais leigos em programação.
October 21st, 2009 at 1:14 pm
Bom, infelizmente o Pascal esta morto, eu gostava de programar em Pascal, era simples, tranquilo, didatico, era mais brincadeira do que "profissão".
Atualmente trabalho com Caché - Neto da linguagem M, filho do Mumps - e para mim, Arrays, Filas e Pilhas são o funcionamento do MUNDO! Tudo de resume a eles... E outra, utilizar SQL é coisa de amador, os mestres utilizam COS e manipulam as pilhas.
o//
Resumindo, o texto é legal.
ME FEZ RIR BASTANTE!
October 27th, 2009 at 10:53 pm
Ao Autor:
cara, você não é programador de verdade, você não toma coca-cola??? rsrsrs
Belo artigo, parabéns. Você deve ser humorista, não?
Bom, tropecei no site em busca de informação, e acabei caindo aqui,
Abraço!
November 26th, 2009 at 8:29 am
[...] os sabichões de plantão, inclusive os que me criticaram (?) no meu último texto humorístico sobre como Java é podre, eu sei que o bicho da capa não é uma galinha, mas um urubu. A troca de [...]
December 6th, 2009 at 2:29 am
Eu projetei, construí, fiz minha própria linguagem, programei e fiz funcionar o "Pensador Profundo", o maior computador já feito antes da Terra. Vc faz isso em assembly e C?
e 42 é a resposta
December 6th, 2009 at 9:24 pm
Já fiz. E feito em C demorou um pouco menos que milhões de anos para a resposta
[]s
February 5th, 2010 at 8:38 am
Acredito que o texto reflete a programação frente a própria programação.
Mas a programação pela necessidade do usuário exige sim outras ferramentas e necessidades, pois as pessoas que programam são diferentes com conhecimentos diferentes e situações diferentes.
E tudo e todos têm seu lugar. Ninguém poe fusca na largada da fórmula 1 assim como ninguém vai usar um formula Indy para ir trabalhar.
C e Assembly são maravilhosos, mas muitas vezes trabalhamos numa empresa que exige um código baseado em objetos, documentação clara baseada em Casos de Uso entendível pelo usuário e fácil acesso ao banco de dados através de conhecidas implementações SQL. Hoje, programamos focados no processo. É uma tendência a aproximação mais com o usuário que com a máquina. E ainda temos a pressão do tempo que a necessidade do cliente impoe.
Se você for fazer um programa em C perfeito em dois meses e o seu colega falar que resolve o problema do usuário, em uma semana usando aquele monte de acessórios da framework, você roda.
Mas gostei do texto. Abraços e sucesso. Fica com Deus.
March 2nd, 2010 at 12:52 am
...Incrível.
Toda vez que eu procuro informação sobre programação, eu termino aqui!!!
mas enfim,
ótimo texto. Ri muito ^^
Abraços.
March 2nd, 2010 at 8:22 am
Olá, Leonardo.
Geralmente a informação mais inútil é a mais acessada e campeã de audiência. Se você costuma assistir TV sabe do que eu estou falando =)
[]s